doin1

 

O do-in nasceu na China há aproximadamente 5 mil anos e difundiu-se rapidamente.

É um método de automassagem, que trabalha com a energia do organismo por meio de pressões com os polegares feitas nos pontos utilizados pela acupuntura.

A automassagem pode auxiliar na manutenção da saúde, no alívio de dores, no relaxamento muscular e no tratamento de algumas enfermidades como sinusite, rinite, dores de cabeça, alergias, entre outras.

A técnica consiste em sedar ou estimular o(s) ponto(s) e isso dependerá do sintoma que o indivíduo apresenta. Há casos em que é necessário estimular o ponto e outros em que é preciso sedar.

Para sedar, basta pressionar profunda e continuamente o ponto do qual se trata o distúrbio, de um a cinco minutos. Para estimular e tonificar, pressiona-se repetidamente o ponto em intervalos de um segundo, de um a cinco minutos.

Qualquer pessoa pode auto-aplicar o do-in, desde que seja bem orientada quanto aos pontos que pode utilizar e como fazer.

O do-in é uma oportunidade para os indivíduos se autocuidarem, autoconhecerem, cuidarem da própria saúde e da saúde dos que estão próximos. Não há necessidade de ter uma doença ou um desequilíbrio para realizar a automassagem, já que ela mantém a saúde e preserva o organismo.

Paz e Luz.

Mario Carneiro – Terapeuta Holístico – servo da Luz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *