In this photo released by the Sigmund Freud Museum in Vienna former Austrian psychoanalyst Sigmund Freud is pictured in his working room in 1938. Austria and the world will be celebrating Sigmund Freud's 150th birthday on Saturday May 6, 2006. (AP Photo/Sigmund Freud Museum)
 
 
Como ainda há muita dúvida e confusão a respeito de como estes profissionais atuam e gostaria de esclarecer a seguir.
 
……………………………………………………………………………………
 
Psiquiatra é o médico. Formado em medicina, com especialização em psiquiatria. É ele quem faz o diagnóstico do paciente e prescreve a medicação se necessário.
 
CBO – (Classificação Brasileira de Ocupações) Médico psiquiatra – 2251-33
 
……………………………………………………………………………………
 
Psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia. Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente.
 
CBO – (Classificação Brasileira de Ocupações) – Psicólogo clínico – 2515-10
 
……………………………………………………………………………………
 
Psicanalista é o terapeuta que fez curso de psicanálise. A base de estudo é feita através das teorias de Sigmund Freud (1856 – 1939), Jacques Lacan (1901 – 1981), Carl Yung (1875 – 1961),… Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o inconsciente do paciente.
 
CBO – (Classificação Brasileira de Ocupações) – Psicanalista – 251550
 
……………………………………………………………………………………
 
Existem também os terapeutas holísticos. Algumas técnicas utilizadas são: transpessoal, do-in, shiatsu, yoga, acupuntura, tai-chi-chuan, florais, reiki, massagem bioenergética, entre outras.
 
……………………………………………………………………………………
 
A terapia realizada em consultório apoia o paciente a buscar seu autoconhecimento, entender muitas situações que sozinho não consegue, a entender melhor as pessoas ao redor, analisar a vida e os acontecimentos sob outros pontos de vista. Também pode investigar sua vida desde a infância e consequentemente ajudar a entender muitas reações, a agir de forma diferente, aceitar o que parece inaceitável, amenizar, enfrentar e até tratar medos, fobias, culpas, traumas, transtornos de ansiedade, doenças como depressão e muitos outros.
 
Paz e Luz.
 
Mario Carneiro – Terapeuta Holístico

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *