meta
Doença não existe! Saúde é o estado normal das pessoas! Doença é apenas uma nuvem de mau tempo dentro de sua cabeça que perdura enquanto perdurar sua mágoa, seu ódio, seu medo, etc. Se você não sabe perdoar, também não é digno da saúde que procura!
 
 
 

– O corpo fala e não mente –

 
Quando sentimos uma dor seja ela qual for, a última coisa que pensamos é que ela é um aviso de nosso corpo nos alertando que em algum setor de nossa vida existe alguma coisa errada.
 
 
Mas é isso, toda e qualquer dor ou alteração no nosso organismo, tenha ela surgido naturalmente ou em decorrência de acidentes, têm como origem um desajuste no campo emocional.
 
 
Existem situações na vida com as quais dizemos, aprendemos a conviver, porém são situações que nos incomodam, que não resolvemos nem aceitamos. A convivência inadequada com tais situações, mais dias menos dias, vai alterando o estado emocional da pessoa e essas alterações vão pouco a pouco refletindo no seu estado psicológico, apresentando sintomas de depressão, síndrome do pânico, etc. Outra forma de manifestação desses desequilíbrios é a somatização no corpo físico em formas de dores e outros desajustes orgânicos.
 
Por isso é muito importante aprendermos a conhecer bem nosso corpo, estando atentos às alterações que ele apresenta, pois ele nos diz exatamente onde estamos falhando e em que precisamos mudar. Como diz o título da matéria, o corpo fala e não mente. Vamos então conhecer com maiores detalhes um pouco da linguagem do corpo.
 
As alterações do corpo podem ainda causar desequilíbrio da condição interna do organismo. Vejamos alguns exemplos:
 
 
pele amarelada: indica possíveis disfunções do fígado e vesícula biliar, como no caso da icterícia.
 
Pele cinza-azulada: indica fragilidade ou dificuldade do fígado e pâncreas para executarem suas funções.
 
Pele muito vermelha: possíveis disfunções cardíacas e respiratórias como na expansão capilar nas faces, ou pressão sanguínea anormal.
 
Mãos e pés frios: excesso de açúcar, frutas e bebidas geladas. Desordens digestivas e excretórias, bem como do sistema nervoso.
 
Inchaço generalizado de pés e mãos: ingestão excessiva de líquido, gordura, especialmente causado por frutas, sucos, laticínios. Desordens no aparelho circulatório e reprodutor.
 
Assim como esses, muitos outros sinais podem ser dados por nosso corpo. Em alguns casos são simples sinais de alerta para pequenas alterações, em outros, porém, podem ser verdadeiros pedidos de socorro para desequilíbrios que não sabemos ou não admitimos ter.
 
Por isso a necessidade de mantermos sempre a alimentação, repouso e atividades em níveis equilibrados, procurando conhecer o melhor possível nosso corpo, estando sempre atentos para o que ele possa estar querendo nos dizer.
 
Da cabeça aos pés, tudo foi estudado, comprovando que cada parte do nosso corpo tem uma linguagem a ser entendida. A cabeça, o tronco, os membros e cada órgão interno recebem um impulso nervoso do cérebro que é comandado pelas emoções. Há uma infinidade de reações nervosas que causam doenças, sendo que uma grande parte delas a medicina não reconhece como inconscientes.
 
Vamos mostrar alguns exemplos de como um pensamento crônico pode transformar-se em seu corpo, através das reações químicas comandadas pelo corpo:
 

Alcoolismo

O alcoolismo não é tão difícil de curar. O difícil é fazer com que as pessoas entendam do que o alcoólatra precisa.
Não se sabe quem é mais teimoso: quem bebe ou quem implora ao alcoólatra que pare de beber.
Há pessoas que, quando bebem, dizem coisas sem nexo: são os bêbados briguentos, os sentimentais, etc. O que acontece com eles é que os sentimentos reprimidos no dia-a-dia “explodem” quando a consciência deixa de censurá-los, porque o receptor cerebral ficou entorpecido pelo álcool.
 

Boca (garganta)

 
Pela boca é que saem os pensamentos em forma de palavras.
Se você é daqueles que dizem palavras rudes, que ferem o coração de outras pessoas, criticam os outros às escondidas, não aceitam novas idéias, são inflexíveis quanto às suas próprias opiniões, são ásperos ao falar e principalmente não reconhecem esse comportamento em si mesmos, então, como projeção de sua conduta, você terá sérios problemas: surgirão aftas, feridas dentro e fora da boca, herpes e outros males que o ferirão assim como suas palavras ferem a outros.
 
 

Garganta

 
A garganta simboliza a fala. É o canal de saída daquilo que você pensa. Sua expressão e criatividade são reconhecidas através desse canal. Portanto, se algo o impede de falar, se o que você tenta expressar não é compreendido ou o que o incomoda não pode ser dito, saiba que sua garganta responderá com uma inflamação.
 
 

Braços

 
Quando alguém, que possui certa autoridade sobre nós – mãe, esposa, patroa, etc. – nos proíbe a realização desses desejos ou provoca a anulação de nossa personalidade, através de chantagens, imposições, ou críticas, é gerado um conflito interno que irá projetar um acidente no braço direito, ou dores estranhas ou uma doença como reflexo dessa desarmonia. Da mesma forma, se o conflito for relacionado ao pai, patrão, sogro, etc., surgirá então, como projeção, um problema no braço esquerdo.
 
Os sentimentos de raiva, mágoa, insatisfação, etc., mais cedo ou mais tarde, serão somatizados em forma de doenças ou acidentes.
 
Liberte-se dessa sensação de impotência e acredite em você.
 
 

Calvície

 
Os cabelos nascem na parte superior da cabeça, que é o ponto mais alto do nosso corpo. A queda de cabelos acontece àqueles que desrespeitam seus superiores, seja por palavras, seja pela conduta ou mesmo porque os ignoram.
Pessoas que desejam brilhar e se destacar muito têm tendência a se tornarem calvas, pois tornam-se extremamente orgulhosas.
Existem dois fatores muito fortes que causam a calvície: a tendência a controlar tudo (não podendo ser contrariado) e um orgulho fortíssimo que chega a cegar. Há também o caso das pessoas hipersensíveis que se magoam com atitudes, até sutis, de outras pessoas e costumam guardar esse ressentimento no coração por muito tempo ou… Para sempre!
 

Câncer

 
Todos os tumores que se formam no corpo (sarcoma, câncer, quisto, etc.) São concretizações de “tumores mentais” formados por conflitos entre pessoas da família.
Ressentimentos antigos, guardados em segredo e originados pelo medo de perder alguém ou por achar que perdeu o único amor de sua vida, fazem concretizar um câncer no órgão relacionado ao fato.
 
O câncer, na verdade, é “fabricado” pela mente humana por razões profundas que só o seu inconsciente conhece. É uma forma de imobilizar pessoas para seu lado, de punir alguém que o feriu profundamente, mesmo à custa de sua própria vida, ou de autopunição por nunca ter agido como deveria naquelas situações amargas.
 
A doença não desaparecerá enquanto o doente estiver “retendo” em seu coração mágoa e desarmonia por uma ou mais pessoas.
Muitas pessoas se curam quando reconhecem, humildemente, seus erros ou aceitam os erros dos outros, procurando entender, sem ressentimentos.
 
 

Coluna vertebral (desvio/hérnia de disco/vértebras lombares)

 
Quando uma criança nasce com problema de coluna ou desvio de vértebras é porque a desarmonia familiar vem de muitas gerações. É o tipo de família que necessita de apoio espiritual e psicológico, pois as estruturas estão cada vez mais abaladas de pai para filho.
 

Desvio da coluna

 
Significa que a pessoa tem medo de tomar decisões importantes porque teme perder ou magoar alguém. Ela está normalmente lotada de responsabilidades, sendo que a maioria dessas responsabilidades não deveria ser sua.
 

Hérnia de disco

 
Significa que a pessoa está profundamente indecisa quanto à sua vida. Sente-se totalmente desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois impossibilitam que ela encontre saída para essa situação.
A hérnia de disco é a forma de impedir a articulação da coluna.
 
 

Coração

 
É o órgão que representa sentimentos de perdas.
Quando uma pessoa permite que os problemas a afetem emocionalmente, as suas preocupações com relação ao futuro aumentam e seu coração padece fisicamente. A insuficiência da válvula mitral, por exemplo, significa que a pessoa, que acha que está sendo lesada, nutre sentimentos de vingança contra alguém próximo.
 
 

Dentes

 
Problemas nos dentes simbolizam indecisões.
As crianças que são educadas sob pressões contraditórias, repressões e que vivem ao mesmo tempo, protegidas demais e ameaçadas sob chantagens de uma autoridade rígida, sentem as suas opiniões anuladas e crescem desenvolvendo uma personalidade dividida, não sabendo tomar decisões rápidas.
 
 

Derrame cerebral

 
É sinal de um gênio difícil e reflete uma pessoa que prefere a morte a ter de mudar seu comportamento, que resiste, rigidamente, em suas opiniões, crenças e condutas. O derrame mostra que a pessoa vive tensa e teimosa em suas observações e críticas e constantemente atrita com outras pessoas, sobrecarregando seu cérebro com pensamentos e emoções fortes.
 
 

Diabetes

 
O acúmulo de muitos golpes contínuos, como amor perdido, frustrações financeiras, traições, faz com que a pessoa se apegue àquilo que já passou porque, inconscientemente, não consegue se acostumar à realidade das perdas. Assim a pessoa arrasta uma profunda mágoa pelo que ficou no passado e sente que o “doce” da vida acabou.
 
A partir de então, passa a temer o futuro porque sabe que o “gosto” dele pode ser amargo e a insegurança predomina em seu coração.
 

Enxaqueca e dor de cabeça

 
Os indivíduos que sofrem de enxaqueca têm um orgulho muito forte e não permitem que pessoas autoritárias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Resistem a tudo e a todos que, conforme eles acreditam, queiram invadir seu espaço vital. São pessoas que não relaxam aos prazeres, pois receiam serem dominados de alguma forma.
 

Epilepsia

 
É o extremo da confusão mental. É uma espécie de paranoia na qual a pessoa sente-se perseguida e completamente assustada com a vida, não conseguindo mais sentir as satisfações que o mundo lhe oferece porque está sempre rejeitando a vida.
 
Elogie as pessoas, diga frases alegres e carinhosas, pense sempre no melhor e aja com calma em suas decisões e opiniões.
 

Estômago (azia/enjoos/gastrite/úlcera)

 
Simboliza a forma como assimilamos a vida e como digerimos as idéias. Na bíblia está escrito: ”não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai dela”. As pessoas que reclamam da vida, resmungam o tempo todo, demonstram pessimismo, sempre dão seu ”contra” antes de aceitar uma idéia, reclamam dos vizinhos, dos filhos, do marido, da esposa, acreditam no pior, etc., são as que provocam fortes dores no estômago, como projeção de uma ”indigestão” mental.
 

Úlcera

 
De onde você tirou tanto medo? Essa insegurança que foi registrada em sua mente inconsciente não tem fundamento.
Se seus pais criaram um filho dando-lhe injeções de repressão, foi porque acreditaram que essa era a melhor maneira de ajudá-lo a crescer.
 

Gripes e resfriados

 
As pessoas que ficam resfriadas ou gripadas com facilidade mostram sua revolta contra pensamentos contrários aos delas. Também mostram que muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo em seu ambiente, fazendo com que “não tenham tempo” para si mesmas.
 

Inflamações

 
Para sua melhor compreensão quanto à análise de determinadas doenças, saiba que todas aquelas que terminam em “ite” significam inflamação: artrite, tendinite, etc.
 

Insônia

 
É sintoma de uma preocupação exagerada com o amanhã, é o medo de estar errado em algo e a incerteza de que, de uma forma ou de outra, tudo se resolverá.
Cuidado com o congestionamento de novas idéias, que ativa demais sua ansiedade, aumentando o fluxo sanguíneo no cérebro e provocando a insônia.
 
 

Ânus

 
Problemas nessa região significam a ansiedade extrema na busca da liberdade; o desejo louco de se libertar do passado e das coisas que lhe fazem mal; uma extrema exaltação dos sonhos dessa mudança ou transformação de vida, ou uma ansiedade dolorida de querer apressar secretamente as mudanças.
Tente libertar-se serenamente das coisas e das pessoas que são inúteis.
 

 

Hemorroidas

 
Estão estreitamente ligadas à resistência mental.
Aparecem mais frequentemente em pessoas de temperamento irascível, implicante e normalmente naquelas que reclamam da comida.
O que faz com que as hemorroidas se saturem e se rompam são os sentimentos de opressão frente aos fatos, a sensação de fazer coisas que o desagradam, a falta de vontade de querer deixar que as coisas aconteçam de forma natural e medo de “soltar” da mente certos fatos do passado.
 
 

Mamas ou seios

 
Quando uma mulher nutre em seu coração sentimentos de revolta contra o pai ou marido, seus seios passam a ter problemas. Nódulos, mastite ou tumores nos seios significam descontentamento ou ressentimento profundo em relação às pessoas que desempenham o papel simbólico de pai, tais como marido, sogros, cunhados, etc.
 
 
 

Medo

 
Para que temer a vida e as pessoas, se elas são apenas reflexo daquilo que você acredita?
 
 
Nossa mente oculta, ou seja, nosso subconsciente, capta as informações do consciente de uma forma objetiva e não possui capacidade de interpretação. Simplesmente, registra o que pensamos, de maneira fiel.
 
 

Nariz (coriza/sinusite)

 
O nariz é o símbolo do eu. Pessoas que sofrem de doenças do nariz têm tendência egocêntrica e presunçosa. Assemelham-se às crianças de até seis anos de idade.
 
 
 

Obesidade Gorduras

 
A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos. Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço.
Muitas vezes a gordura é uma forma convenientemente usada para se conseguirem certos benefícios, como atrair a compaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, escapar de certas obrigações que limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do cônjuge.
 
Pare de guardar mágoas e ressentimentos.
 
Apenas aja com docilidade e poder e não deixe que as diferenças de vida e opiniões o aflijam.
 
Atenção: quanto mais você “engolir” e guardar mágoas, mais seu corpo engordará.
 

Ossos

 
Simbolizam a estrutura e a formação da personalidade. Quando uma pessoa resiste, rebeldemente, à autoridade dos pais, chefes, marido, esposa, etc., rompe a harmonia do relacionamento e, inconscientemente, provoca fraturas ósseas significando “quebra de relacionamento ou da autoridade alheia”.
 
Seja flexível se for preciso e cumpra humildemente com as suas responsabilidades porque é só assim que você saberá conhecer os verdadeiros objetivos dos superiores. Saiba ceder e aprenda a argumentar com inteligência. A rebeldia e a resistência provam que você não tem confiança em sua própria personalidade. Quem se garante não se intimida e nem se rebela, mas procura resolver os problemas com seus opositores pacientemente.
 
 

Rejuvenescimento

 
Quando você deixar de se preocupar com o tempo, as suas cédulas continuarão reproduzindo-se normalmente. Mas, se você viver contando cada mês e cada ano de sua vida, notará que tudo acabará gerando cansaço e que tudo em seus pensamentos desmoronará, projetando no mundo físico aquilo em que você acredita.
 
Saiba que a velhice, assim como o tempo, é uma ilusão.
Para que os seres humanos pudessem controlar seu sistema de vida e compreender “o movimento das estrelas”, “a noite”, “o dia”, e milhares de outros fatores cíclicos, o homem pré-histórico necessitou criar referências que foram sendo desenvolvidas lentamente, através do resultado mental gerado pela observação e pela vivência.
 
 

Pernas (varizes)

 
As pernas simbolizam o nosso caminho: são elas que nos levam para onde decidimos ir.
Problemas nas pernas significam que seu caminho pode não estar correto ou que está sendo bloqueado por alguém ou uma situação complicada. Normalmente, quando estamos em conflito, com dúvidas ou rebeldia por não querermos mudar de caminho, nossas pernas somatizam, de alguma forma, esse desequilíbrio emocional.
 
 

Varizes

 
Simbolizam que o fluxo dos pensamentos está prejudicado pela revolta de estar sobrecarregado. A pessoa que não suporta o lugar onde está, fazendo prolongadamente coisas contra sua vontade, frustrada e irritada por não conseguir se realizar, bloqueia o fluxo da vida, como símbolo de rejeição contra o que está vivendo. Surgem, então, micro-vasos (vasinhos), varizes e até flebite. Isso mostra pensamentos perdidos, assim como aparentam as veias sob a pele.
 
Quando alguém não tem coragem ou iniciativa de mudar a situação indesejada em que vive, normalmente culpa os outros por estar infeliz. Portanto, problemas nas veias, também significam acreditar que é obrigado a ficar onde está, sem poder reagir.
 
 

Pressão alta

 
É sinal de problemas emocionais guardados e não resolvidos. Indica uma pessoa extremamente preocupada em não perder, que remoê detalhes e sofre por não aceitar determinadas situações.
 
 
 

Útero

 
Simboliza a criatividade e o relacionamento conjugal. Quando uma mulher é dependente de alguém que a tolhe em sua criatividade e é obrigada a deixar de fazer o que gosta, e do jeito que gosta, seu útero reage com dores, atraso menstrual, etc.
 
 
“Um bom amigo, que nos aponta os erros e as imperfeições e reprova o mal,
deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto tesouro.” (Sidarta Gautama – BUDA)
 
Paz e Luz.
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *