gengibre-emagrece

Há algum tempo o Gengibre se tornou um aliado de quem deseja emagrecer. Mas o que poucos sabem é que ele já é utilizado há séculos como um remédio natural para a cura de várias doenças, muito além de um simples resfriado.

Nesse artigo vamos lhe apresentar 3 Coisas que Talvez você não saiba sobre o Gengibre: Ele Ajuda no Emagrecimento (essa provavelmente você já sabe, mas por que isso acontece?), Combate a Queda de Cabelo e Até mesmo a Celulite.

Dentre seus benefícios estão o auxílio no tratamento de má digestão, azia, gastrite, colesterol alto, pressão alta, dores musculares, problemas de circulação sanguínea, artrite e inflamações (como dor de garganta por exemplo).

Tudo isso é possível devido as propriedades que ele possui: anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética (alívio dos sintomas relacionados com o enjoo, as náuseas e os vômitos), analgésica, antipirética (reduz febre) e antiespamódica (suprime a contracção do tecido muscular, melhorando dores).

O Gengibre (Zingiber officinale – nome científico) é uma planta herbácea, originária da ilha de Java (localizada na Indonésia), da Índia e da China e pode atingir mais de 1m de altura.

Curiosidade:  Zingiber em sânscrito significa “raiz de chifre”, em referência à sua forma. Foi uma das primeiras espécies a serem levadas da Ásia para a Europa por exploradores europeus. Quando o gengibre foi introduzido na Europa através do comércio, rapidamente se tornou um tempero indispensável.

Foi um ingrediente popular na confeitaria e culinária da época. O comércio do gengibre foi expandido para todas as regiões colonizadas pelo Império Romano, e mesmo após a queda de Roma, a erva ainda continuou sendo uma especiaria muito comercializada. Henry VIII recomendou o gengibre como um remédio contra a pestilência bubônica.

tsh-rizoma-caule-gengibre

A parte que normalmente utilizamos é o rizoma (caule subterrâneo) que é utilizado como especiaria desde a antiguidade, na culinária e na preparação de medicamentos.

Pães com gengibre já eram feitos em 2400 A.C e é citado no livro “As Mil e Uma Noites” como afrodisíaco. Era a segunda especiaria mais vendida na Idade Média, só perdia para a pimenta-do-reino.

O Gengibre normalmente é consumido in natura, pó, óleo essencial, cápsulas, extrato e outros.

Na culinária o gengibre pode ser encontrado fresco, seco, em pó, em picles, cristalizado, em calda e também em pasta congelada. Seu sabor é picante e aumenta a intensidade do prato.

tsh-gengibre-cerveja

Ele também é muito usado na indústria de bebidas para fazer refrigerantes e cerveja – esta é feita a partir gengibre fermentado e levedado, mas hoje em dia é normalmente vendida sem álcool

Por que o Gengibre Ajuda no Emagrecimento?

tsh-gengibre-emagrecimento

Uma das propriedades do Gengibre é auxiliar no processo digestivo. E esse processo, assim como todas as demais atividades do nosso corpo, consome energia. Se você deseja perder peso essa informação é super importante, pois durante o processo digestivo é possível aumentar o gasto calórico.

Detox Turbinado – Os alimentos termogênicos ajudam a aumentar consideravelmente o gasto calórico durante a digestão. Além disso, eles favorecem o aumento do metabolismo, promovendo ainda mais consumo de calorias.

O gengibre é um alimento termogênico muito poderoso, ele é capaz de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo em até 10%, promovendo maior queima de gordura e, consequentemente, perda de peso.

Exterminador de Toxinas – ele estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxina. Quando isso acontece, o sinal da saciedade vem muito mais rápido, deixando a pessoa mais satisfeita e evitando comer demais.

Dica Importante: Ele nunca deve ser aquecido pois isso acaba com todos os benefícios dele. Deve ser consumido fresco e cru. Ralar um pedaço e misturar na salada ou bater com sucos são boas alternativas para consumí-lo.

 

Gengibre ajuda a combater a queda de cabelo

tsh-cabelo-gengibre

O gengibre possui uma maravilhosa capacidade natural de estimular o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, favorecendo sua circulação e estimulando os folículos do cabelo e consequentemente, o crescimento. Os ácidos graxos do gengibre, mais especificamente, em sua raiz, são excelentes para cabelos finos, favorecendo sua restauração e cuidado.

Como sabemos, existem situações em que a caspa também pode favorecer a queda de cabelo. Costumamos gastar muito dinheiro em produtos para evitar esse problema, mas muitos desses produtos químicos podem, às vezes, não fazer nada, ou inclusive causar alergias. O gengibre, por sua vez, é um excelente remédio para eliminar a caspa. Graças às suas propriedades antissépticas naturais, ele se tornou um complemento ideal para combater a caspa.

Gengibre ajuda a prevenir Celulites

tsh-gengibre-celulite

Devido a suas propriedades antioxidantes o Gengibre ajuda a prevenir rugas e não para por aí, com sua ação anti inflamatória ele ajuda a manter a pele lisa e sem celulite.

Receitinha de Suco para ajudar a combater a celulite:

tsh-gengibre-limao

Bata o limão no liquidificador ou esprema direto em um copo d’água, adicione uma porção de gengibre ralado – cerca de 1 colher de café. Se quiser, adicione folhas de couve à mistura para potencializar o efeito detox da bebida, basta bater junto com o suco no liquidificador. Prefira consumir ao acordar.

Além da Receita acima, você pode ter acesso a 50 Receitas utilizando o Gengibre de forma simples na sua alimentação e podendo aproveitar todos os benefícios para seu emagrecimento, saúde e bem estar.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Se achou esse artigo interessante compartilhe e deixe seu comentário abaixo, assim poderemos continuar a produzir mais conteúdos que possam lhe interessar.

Transforme, Transmute, Mude. Tenha uma Vida Plena.

10-receitas-sucos-detox-tsh

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *