tabagismo

Por: Dr. Rocha

No artigo de hoje, irei abordar um tema muito triste e que demanda cada vez mais atenção das autoridades médicas e governamentais do país, além é claro das pessoas comuns. Me refiro ao péssimo hábito do tabagismo.

O Que É

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O tabagismo nada mais é do que o ato de fumar, seja cigarro normal, charuto, cachimbos, cigarro de palha e muitos outros.

Estimativas demonstram que atualmente cerca de 40% da população mundial seja fumante. Em países desenvolvidos, ou seja, considerados de primeiro mundo, 42% dos homens e 24% das mulheres fumam. Já nos países subdesenvolvidos, 48% da população masculina fuma, enquanto que apenas 7% da feminina seja adepta da nicotina.

Alto Número De Mortes

O total de mortes relacionados ao consumo do tabaco beira o número de 5 milhões anualmente, o que corresponde a aproximadamente mais de 10 mil mortes por dia. De acordo com estimativas da OMS, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais até o ano de 2030.

Principais Causas

O tabagismo causa dependência principalmente pela presença de nicotina – substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física causada pela nicotina, existe também a dependência comportamental, associada ao uso do tabaco criada pelos fumantes.

Ao ser inalado, a nicotina se liga rapidamente a receptores cerebrais específicos que são ativados liberando dopamina.

A dopamina está muito relacionada às sensações de prazer, satisfação, melhora de atenção, aprendizado e até mesmo memória. Por causar esse efeito na pessoa, a nicotina acaba por deixar a pessoa viciada e com isso aumentar o consumo de tabaco.

Principais Sintomas

Muitas pessoas acreditam que o tabagismo se dá unicamente pelo ato de fumar, mas diferente do que muitos acreditam há uma série de sintomas ligados a esse péssimo hábito de vida, quando disse isso para minhas alunas fui rapidamente questionado da seguinte maneira:

Dr. Rocha, quais são então, os sintomas do tabagismo?

Os principais sintomas desse tipo de problema são:

  • Esforço para usar a nicotina diariamente;
  • Necessidade de sentir os efeitos prazerosos causados pela nicotina;
  • Abstinência quando não faz uso da nicotina – apresentando agitação, irritabilidade, depressão e/ou ansiedade, insônia, falta de concentração, inquietude;
  • Consumo frequente em períodos superiores do que o pretendido;
  • Esforço malsucedido na redução ou então controle do uso da substância;
  • A substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.

Principais Problemas De Saúde Causados Pelo Tabagismo

Como se sabe esse péssimo hábito possui consequências diretas e totalmente maléficas à saúde, a seguir irei mostrar os principais deles.

Problemas cardiovasculares

Dentre os principais problemas causados por esse hábito pouco saudável, estão os problemas cardiovasculares. O ato de fumar é responsável por um alto número de infartos anualmente.

Além disso, é muito comum fumantes apresentarem quadros de pressão alta, e principalmente AVC. Esse tipo de problema ocorre, pois a nicotina se acumula nos vasos sanguíneos dificultando a passagem do sangue, o que facilita a ocorrência desse tipo de problema.

Problemas pulmonares

Além da nicotina, cigarros carregam grandes quantidades de substâncias tóxicas que vão diretamente para o pulmão dos fumantes. Sendo assim, problemas pulmonares como asma, bronquite e falta de ar são mais do que recorrentes em quem possui esse errôneo hábito.

Além disso, fumantes estão muito mais suscetíveis ao desenvolvimento de pneumonias em épocas de inverno do que pessoas que não fumam.

Problemas ósseos

A nicotina presente no tabaco dificulta a deposição de cálcio nos ossos, portanto os ossos dos fumantes tendem a ser mais vulneráveis a fraturas e problemas como osteoporose e também artrites e artrose.

Disfunção erétil

O acumulo de nicotina em vasos sanguíneos prejudica de maneira veemente ereções em homens, causando assim a temida disfunção erétil. Nas mulheres há ressecamento vaginal e grande diminuição da libido.

Câncer

Outro grande problema relacionado ao consumo de tabaco é o câncer. Muitos fumantes desenvolvem vários tipos de câncer em decorrência de uma vida de abuso do cigarro.

Entre os tipos mais comuns de cancros relacionados ao tabaco estão os canceres de pulmão, boca, língua, faringe e esôfago.

Tratamento

Parar de fumar é uma tarefa um tanto quanto difícil, porém totalmente possível de ser alcançada por quem deseja se livrar desse terrível vício. Pensando dessa maneira, minhas alunas me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, qual é o tratamento para tabagismo?

Eu respondo que atualmente existe uma série de opções de tratamento para quem deseja abandonar o cigarro. Entre os principais tipos de tratamento eu cito:

  • Utilização de medicamentos específicos que atuam sobre o sistema nervoso diminuindo a ação da nicotina em receptores cerebrais;
  • Terapia de reposição nicotínica (TRN) através de gomas de mascar, adesivos transdérmicos e até mesmo spray nasal e inalante aerossol;
  • Terapia cognitiva com sessões conduzidas por psicólogos ou psiquiatras com foco na cessão do tabagismo;

Além disso, eu gosto de citar que a prática de atividades físicas é importante para quem deseja parar de fumar uma vez que há liberação de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar que faz a nicotina ser menos necessária.

Alimentação Inteligente Pode Ajudar No Combate Ao Vício

Limpar seu Organismo

Muitas vezes os alimentos podem ser utilizados como medicamentos em uma série de ocasiões, e na batalha contra o tabagismo eles possuem efeitos um tanto quanto benéficos, mostrarei alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos por quem quer parar de fumar.

Alimentos fontes de triptofano

O triptofano é um aminoácido que auxilia o organismo a produzir serotonina que causa sensação de bem-estar semelhante à nicotina. Alimentos como peixes, peru, ovos, sementes oleaginosas, banana e chocolate 70% devem figurar na dieta de quem deseja abandonar o vício.

Vegetais verdes folhosos

Por serem fontes de vitaminas, minerais e principalmente compostos antioxidantes, vegetais como espinafre, rúcula, acelga, chicória, brócolis e couve-flor auxiliam o organismo a eliminar o acumulo de nicotina e funcionar de maneira mais eficiente.

Gorduras de qualidade

Gorduras de qualidade presentes em alimentos como azeites, peixes de água profunda, sementes oleaginosas e carnes vermelhas, possuem propriedades antioxidantes que desintoxicam o organismo e diminuem as chances de desenvolvimento de problemas de saúde.

Devemos utilizar a alimentação a nosso favor sempre que isso for possível.

Por: Dr. Rocha

 

ATENÇÃO!

Este artigo não substitui em nenhuma hipótese a consulta e orientação Médica e Terapêutica especializada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *