cafe

Por: Dr. Rocha.

No artigo de hoje irei falar sobre uma bebida que caiu no gosto de praticantes de atividades físicas e que vem invadindo o cardápio de muitos brasileiros que querem manter a boa. Estou falando do café com óleo de coco, e deixo uma pergunta no ar, será que essa mistura possui efeito termogênico? Confira a resposta no texto a seguir.

O Que É

O café com óleo de coco é uma bebida criada pelo estadunidense Dave Asprey, um investidor do Vale do Silício. Dave queria algo que proporcionasse ao mesmo tempo mais energia e atenção para que as pessoas pudessem ter rendimento máximo em qualquer tipo de atividade que estivessem fazendo.

Com isso surgiu essa inusitada bebida. Que contém dois ingredientes básicos: o café e o óleo de coco.

Café

Essa bebida energética é fonte de cafeína, uma substância estimulante que aumenta o estado de alerta. O café colabora para o aumento do desempenho esportivo ao retardar o tempo até o cansaço, além de promover mais energia e disposição.

Além disso, a bebida melhora o foco e a concentração de seus consumidores e possui ação termogênica, que estimula a queima de gordura, poupando assim os estoques de glicogênio nos músculos, auxiliando a manutenção da massa magra.

Óleo de coco

Extraído da polpa do coco, o óleo de coco é uma fonte de gorduras saturadas na forma de TCM – Triglicerídeos de Cadeia Média, que são absorvidos rapidamente pelo organismo, gerando energia e evitando o acúmulo de gordura.

Essa substância ajuda a reduzir o colesterol ruim, o LDL e aumentar o HDL, além de possuir ação anti-inflamatória e fortalecer o sistema imunológico.

Principais Benefícios

Sempre que falo com minhas alunas sobre determinados alimentos, ou então ingredientes específicos elas ficam bastante curiosa sobre seus efeitos no organismo, portanto, fui questionado da seguinte maneira: Dr. Rocha, quais são os benefícios do café com óleo de coco?

Essa curiosa mistura é capaz de trazer alguns benefícios a seus consumidores. Mostrarei a seguir, quais são os principais. Confiram:

Controla o nível de açúcar no sangue

Controla o nível de açúcar no sanguePor ser tratar de uma mistura de dois alimentos que não possuem carboidratos em sua composição, não há elevação do nível de glicose no sangue.

Quando o nível de glicose no sangue oscila demais, o nosso organismo perde energia e nosso apetite aumenta. O café com óleo de coco ajuda a controlar os picos de insulina, evitando oscilações que podem gerar fome e aumentar a quantidade de gordura corporal.

Energia rápida e limpa

A cafeína é conhecida por fornecer bastante energia a quem a consome. O óleo de coco também possui essa propriedade. Embora seja um tipo de gordura, o óleo de coco possui ácidos graxos de cadeia média, isto é, benéficas ao organismo.

Diferente de outros tipos de gorduras, os ácidos graxos de cadeia média, também chamados de TCM não se armazenam no organismo. Eles se transformam em energia de maneira rápida, podendo ser utilizado em diferentes tipos de atividades físicas.

Melhora do sistema digestório

café age como estimulante na maioria das pessoas, fazendo com que fiquem mais alertas e consequentemente atentas, isso afeta diretamente toda a nossa musculatura, aumentando a contração de músculos que não temos controle, como é o caso dos músculos intestinais.

Já o óleo de coco, como qualquer outro óleo, possui efeito lubrificante no sistema digestório, o que melhora o fluxo intestinal, colaborando de modo direto para o funcionamento intestinal e revertendo quadros de prisão de ventre e até mesmo barriga inchada.

Acelera o metabolismo

Por se tratar de uma bebida que mistura basicamente dois alimentos que são considerados estimulantes e fornecedores de energia, quem faz uso da mesma é capaz de sentir uma aceleração no metabolismo.

Os batimentos cardíacos ficam mais fortes, a disposição aumenta e isso favorece o gasto de energia e queima da gordura corporal.

Emagrecimento

Como não poderia deixar de ocorrer fui questionado sobre o potencial emagrecedor da bebida da seguinte maneira: Dr. Rocha, café com óleo de coco emagrece, a bebida possui efeito termogênico?

Eu respondo que sim. Essa bebida emagrece e ainda possui um considerável efeito termogênico.

A mistura de café com óleo de coco emagrece pelo simples fato de não possuir nenhum tipo de carboidrato em sua composição, além de ter um ótimo efeito termogênico por se tratar de uma mistura de dois ingredientes estimulantes.

O café fornece energia e já é um termogênico natural, já o óleo de coco fornece energia rápida em forma de gordura poupando o glicogênio muscular. A união desses dois fatores acelera o metabolismo e favorece uma queima de gordura corporal de modo eficaz e funcional.

Porém como sempre digo, não há milagres quando o desejo é emagrecer. De nada adiantará tomar essa bebida energética e ainda assim manter hábitos sedentários e não se alimentar de maneira correta e adequada.

Como Preparar Essa Incrível Bebida?

EmagrecimentoPara preparar essa incrível bebida são necessários:

  • 200 mL de café forte e quente;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 liquidificador ou mixer.

No liquidificador ou cumbuca do mixer adicione a quantia do café que mostrei junto ao óleo de coco e bata por aproximadamente 1 minuto. Eu recomendo utilizar esses eletrodomésticos ao invés da colher para que haja uma mistura correta dos dois ingredientes e o resultado seja potencializado.

Assim que a bebida estiver pronta, basta ingeri-la de preferência sem adoçá-la com o desnecessário açúcar.

Conclusão

Essa incrível bebida pode trazer benefícios e facilitar o emagrecimento, mas uma alimentação estratégica não deve ser deixada de lado.

Para potencializar os resultados, deve-se ingerir o mínimo possível de alimentos ricos em carboidratos, pois favorecem o aumento de gordura corporal. Além disso, os vegetais verdes folhosos devem estar sempre presentes na alimentação de quem deseja emagrecimento saudável.

As gorduras de qualidade não devem ser deixadas de lado, pois irão fornecer energia e as proteínas de alto valor biológico garantirão a manutenção de tecidos e o bom funcionamento do sistema imunológico.

Alimentar-se de modo estratégico é a melhor saída para quem busca saúde, bem-estar, alegria e boa forma física.

Eu vou ficando por aqui!

Me despeço desejando saúde, paz, felicidade, amor e sorte.

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.

Forte abraço e até a próxima!

 

Artigo relacionado:

 

A Verdade por trás de 15 Alimentos que Escondem Açúcar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *