fisioterapeuta
Fisioterapeuta1

Hoje em dia a fisioterapia é de suma importância, pois ela atua no pré cirúrgico, pós-cirúrgico, em casos terminais, ortopédicos, pediátrico, geriátrica, neurológico, clínicas estéticas, entre outras.

Áreas de Atuação do Fisioterapeuta

Fisioterapia:

Fisioterapia Clínica
Hospitais e Clínicas
Ambulatórios
Consultórios
Centro de reabilitação
Saúde Coletiva

Programas institucionais

Ações Básicas de Saúde
Fisioterapia do Trabalho
Vigilância Sanitária
Educação

Docência (níveis secundário e superior)

Extensão
Pesquisa
Supervisão (técnica e administrativa)
Direção e coordenação de cursos

Home Care

Tratamento na casa de cada paciente

Outras

Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico

 

Em todas essas aéreas a fisioterapia é indispensável, pois ela irá promover a melhora no quadro clínico do paciente, melhorando a qualidade  de vida. Se o paciente não realiza fisioterapia após um pós-cirúrgico, uma fratura, uma mastectomia, entre outras ele não vai ter um resultado bom, porque seu membro afetado não vai ter o mesmo movimento que antes, podendo ter sequelas, e ainda em pacientes neurológicos o paciente pode ficar mais atrofiado.

E não necessariamente nesses casos acima, no caso dos pacientes idosos a fisioterapia melhora o equilíbrio evitando quedas, na deambulação evitando perca de equilíbrio, no aumento da força muscular, nas atividades da vida diária e assim podendo melhorar sua qualidade de vida.

A fisioterapia é importante também em crianças que já nascem com algum problema neurológico, pois quanto mais você realiza fisioterapia, você estará evitando atrofia muscular, limitações de movimentos, se o paciente não anda, irão trabalhar para que ele consiga a andar. Se não realizar a fisioterapia vai continuar sempre no mesmo lugar, e a doença só irá progredir, ou seja, a fisioterapia ajuda a minimizar e a corrigir os problemas.

A fisioterapia também é vista em empresas que se preocupam com seus funcionários, devido ficar muito tempo na mesma posição em frente do computador, de pé em frente às máquinas. Nelas é realizado um trabalho de ergonomia do trabalho realizando também ginástica laboral a qual ajuda os funcionários a relaxarem durante o período de trabalho.

Portanto, sempre que necessitar de um fisioterapeuta, aproveite. Você deve estar com problemas e a ajuda de um fisioterapeuta é essencial para o seu bem-estar.

Assista a este vídeo sobre alimentação saudável e saúde:

 

ATENÇÃO!

Este artigo não substitui em nenhuma hipótese a consulta e orientação Médica e Terapêutica especializada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *