pulmões

A principal função de nossos pulmões é transportar oxigênio do ar que respiramos para as células do nosso corpo, eliminando o dióxido de carbono nocivo. Os pulmões saudáveis são o que torna a respiração – e, portanto, a vida – possível para quase todas as criaturas vivas.

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, o processo de inalação e exalação (ou seja, “respiração”) acontece aproximadamente 25.000 vezes por dia . Então… nós respiramos… muito.

Várias doenças pulmonares têm sido associadas ao estresse oxidativo e associadas a insultos oxidantes, como fumaça de cigarro, poluentes atmosféricos e infecções. Consequentemente, fatores dietéticos e nutrientes com papel protetor no processo oxidativo e na resposta inflamatória têm sido implicados na gênese ou evolução dessas doenças. – O Jornal Internacional de Tuberculose e Doença Pulmonar

Várias doenças pulmonares: asma, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pneumonia afetam negativamente a capacidade inerente do nosso corpo de fornecer o oxigênio necessário aos nossos bilhões de células. E enquanto os profissionais médicos continuam a nos alertar contra os efeitos perigosos dos carcinógenos (por exemplo, embalagens de cigarros), poluentes e infecções, os efeitos na dieta sobre a saúde dos pulmões não são tão conhecidos.

No entanto, pesquisas avançadas estão sendo conduzidas, ligando diretamente a dieta e a saúde pulmonar. Por exemplo, a revista Annals, da American Thoracic Society, concluiu recentemente um estudo explicando a correlação entre uma dieta rica em fibras e um menor risco de DPOC . A DPOC é responsável pelo terceiro maior número de mortes no mundo e engloba uma ampla gama de condições pulmonares.

Profissionais de saúde em todo o mundo têm defendido uma campanha de relações públicas mais agressiva que ligue a saúde dos pulmões e os hábitos alimentares. Como acontece com a maioria dos órgãos do corpo humano, nossos pulmões são diretamente afetados pelos alimentos que escolhemos consumir.

Neste artigo, discutimos 5 dos alimentos mais importantes a consumir para garantir pulmões saudáveis. Discutimos as categorias de alimentos (por exemplo, antioxidantes) a que cada alimento pertence e fazemos algumas recomendações sobre como todos nós podemos usar nossa dieta para promover a saúde pulmonar.

 

AQUI ESTÃO 5 ALIMENTOS QUE AJUDAM A NOS DAR PULMÕES MAIS SAUDÁVEIS:

 

1. ABÓBORA OU BATATA DOCE (BETA-CAROTENO)

saúde

Pesquisas mostram que dietas contendo altos níveis de beta-caroteno podem beneficiar a saúde dos pulmões. Um elemento primário dos alimentos vegetais, o betacaroteno faz parte da família dos carotenóides, que pode ser encontrada em várias frutas e vegetais.

O betacaroteno é convertido em vitamina A – um importante nutriente para a saúde do pulmão. Outras frutas e legumes incluem damascos, brócolis, cenoura, melão, mangas e pimentão vermelho.

2. LARANJAS (VITAMINA C)

laranja

Alimentos com altas concentrações de vitamina C, incluindo laranjas, têm sido associados a uma melhor função pulmonar geral. Sem surpresa, aqueles com dietas ricas em vitamina C têm um risco menor de desenvolver câncer de pulmão e outras doenças relacionadas. Isto é particularmente verdadeiro para aqueles que comem muitas frutas cítricas.

Outros alimentos nesta categoria incluem: brócolis, couve de bruxelas, pimentão verde e vermelho, kiwis, batata e tomate.

3. VERDES FOLHOSOS ESCUROS (FOLATO)

folhas verdes

Não é um choque que um dos alimentos mais saudáveis do mundo seja também o mais alto em folato – um tipo de vitamina B. O folato pode prevenir várias formas de DPOC, incluindo asma, bronquite crônica e enfisema.

Em um estudo publicado no Jornal de Nutrição Clínica da Ásia-Pacífico , os pesquisadores concluíram: “Os pacientes com DPOC tiveram uma ingestão habitual significativamente menor de folato do que os controles. Descobriu-se que as medidas da função pulmonar estavam positivamente associadas ao nível de folato na dieta. Reduções na prevalência de DPOC e especialmente falta de ar foram observadas … ”

4. FEIJÕES E LENTILHAS (HEMOGLOBIN-BOOSTERS)

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Para otimizar as faculdades de transporte de oxigênio dos pulmões, níveis saudáveis de hemoglobina são absolutamente críticos. A hemoglobina é uma molécula de proteína encontrada nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para o tecido do corpo. Além disso, a hemoglobina estimula os processos internos que devolvem o dióxido de carbono aos pulmões para serem expelidos do corpo.

 

Feijão preto, feijão-caupi, ervilhas secas, lentilhas, feijão vermelho, grão de bico e soja são todos os alimentos que contêm propriedades que elevam os níveis de hemoglobina. Como um benefício adicional, adicione feijões e lentilhas com alimentos ricos em vitamina C para maximizar a absorção de ferro.

5. CHOCOLATE AMARGO (ANTIOXIDANTES)

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Ok – até este ponto, nós listamos um monte de alimentos saudáveis. Mas nada que (realmente) satisfaça a gulodice… bem, aqui estão algumas boas notícias para os amantes do chocolate. O chocolate escuro é uma ótima fonte de antioxidantes – uma substância essencial para neutralizar os danos causados pela oxidação das células do corpo. A oxidação das células, como confirmado por numerosos estudos, demonstrou ser um catalisador de muitas doenças e perturbações relacionadas com os pulmões.

Existem muitas outras boas fontes de antioxidantes, incluindo: amoras, mirtilos, amoras, ameixas, morangos, alcachofras e feijão vermelho.

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